Dez deslizes que prejudicam a beleza e a saúde


Conquistar uma pele saudável e bonita é a vontade de muitas mulheres e também de muitos homens. Para isso, investem em cremes variados, tratamentos estéticos e cirurgias plásticas. Nem sempre, porém, percebem que cometem pequenos erros no dia-a-dia que prejudicam, e muito, a concretização desse objetivo. Por exemplo, não passar protetor para conseguir um bronzeado rápido; usar roupas muito apertadas ou produtos com a validade vencida, entre outros. Confira abaixo dez pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no visual. Depois, basta se policiar para não cometer mais essas gafes.

1 - Protetor Solar
Fins de semana e feriados com sol são um convite para ir à praia ou relaxar na beira de uma piscina. Há quem deixe o protetor solar de lado nessas ocasiões com o intuito de se bronzear mais rápido, atitude que prejudica tanto a saúde quanto a beleza. "Predispõe a queimaduras. O sol tem efeito cumulativo. Quanto mais sol se toma, principalmente sem proteção, maior é a chance de envelhecer a pele, ter rugas, apresentar manchas e desenvolver câncer de pele", alerta a dermatologista Daniela Presente Taniguchi de Barros, professora da Faculdade de Medicina do ABC.

O bronzeado saudável e duradouro é aquele que se conquista lentamente. Consumir alimentos com betacaroteno como cenoura, abóbora e beterraba, é uma boa pedida. "Comece comendo um mês antes. Se a ideia é ingerir cápsulas com betacaroteno, procure um médico, porque é derivado da vitamina A e seu excesso pode não ser bom para o organismo."

Esfoliar a pele é a dica da esteticista Iara Rocha para ficar morena uniformemente. "Uma opção é fazer gommage (uma técnica de esfoliação) em uma clínica. Em casa, use bucha vegetal no banho dois dias antes de tomar sol", explica. Evite expor-se ao sol das 11h às 15h e passe sempre o filtro solar, mesmo quando for trabalhar ou caminhar pela rua.

2 - Maquiagem vencida
Comprar maquiagem e usá-la até acabar, sem se importar com o prazo de validade, é um erro perigoso. "O vencimento não significa que está estragada, mas que está no limite de prazo da estabilidade da fórmula antes de estragar. É aconselhável evitá-la", explica a dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla.

O produto pode proporcionar o mesmo efeito na maquiagem, mas também trazer prejuízos para a pele. "Pode causar infecções e alergias. O ideal é evitar esses produtos", afirma a professora da Faculdade de Medicina do ABC. Aliás, se houver alterações de cor, textura ou cheiro, nem pense em utilizá-lo, porque oferece os mesmos riscos do que está vencido. Para evitar o problema, fique atento com a conservação, evitando exposição ao sol ou à umidade.

3 - Maquiagem emprestada
Emprestar maquiagem é um hábito comum. Quando as mulheres se reúnem no banheiro para retocar o visual, pode ter certeza de que pelo menos uma vai usar o batom ou o lápis de olho da amiga. Essa atitude também é uma vilã da beleza saudável. "Pode causar herpes labial e conjuntivite", alerta a dermatologista Daniela. A solução é aprender a dizer não quando alguém pedir seus produtos emprestados. Se quiser evitar situações embaraçosas, que tal levar um batom reserva na bolsa só para entregar às "pidonas" de plantão?

4 - Produtos errados
Na correria do dia-a-dia, muitas vezes não dá tempo nem de conferir qual xampu está usando. Se o cabelo é oleoso, acaba passando o produto para fios secos usado pelo marido, pela mãe ou pela irmã, por exemplo. Esse descuido prejudica os fios. "Se tem cabelo oleoso e passa o produto para cabelo seco, aumenta a oleosidade. Caso aconteça o contrário, o cabelo fica ainda mais seco. O xampu errado não trata o problema e ainda pode agravá-lo", enfatiza a esteticista Iara. A pele também sofre quando se escolhe o produto errado. Portanto, nada melhor do que redobrar a atenção, certo?

5 - Roer unhas
Sem dúvidas, o costume de roer as unhas prejudica a aparência. Além de deixá-las com deformidades, ainda pode causar infecções. "A paroníquia acontece ao redor da unha e provoca dor, inchaço, vermelhidão e até pus. Por causa dela, a unha pode nascer com estrias ou buraquinhos", explica a dermatologista Daniela. Eventualmente, a umidade favorece o surgimento das indesejáveis micoses.

Para abandonar o hábito, que é feio e passa a impressão de insegurança, a pessoa deve se policiar. "Use óleo de cravo, que deixa gosto ruim e serve para lembrar que não se deve fazer aquilo", recomenda a esteticista. Se roer já virou compulsão, é aconselhável procurar uma terapia.

6 - Tirar a maquiagem
Depois de ir a uma festa ou após um longo dia de trabalho, nada melhor do que cair na cama e relaxar. Controle a tentação de dormir logo e, por mais cansada que esteja, não se esqueça de tirar a maquiagem. "Com ela, a pele não respira normalmente e pode se tornar mais oleosa ou mais irritada e, ainda, provocar a obstrução dos poros", conta a dermatologista Paula. Outro problema de permanecer com o make ao deitar, principalmente na região dos olhos, é aumentar as chances de desenvolver terçol (inflamação nas glândulas lacrimais acessórias). Portanto, não pense duas vezes e use um demaquilante e, depois, lave bem o rosto.

7 - Roupas apertadas
As mulheres brasileiras não abrem mão de usar roupas justas. A preferência nacional pode acabar prejudicando o contorno do corpo. É que a gordura tende a se estocar acima ou abaixo da zona de compressão das peças. Se não quiser dispensar por completo calcinhas ou sutiãs apertados e calças de cintura baixa grudadas, evite usá-los ao máximo. "Ou então vista roupas de formatos diferentes para não ficar com uma marca determinada, como uma calcinha mais fina num dia e outra mais larga no outro", sugere a esteticista Iara.

8 - Enxugar o corpo
Por preguiça ou falta de tempo, muitas pessoas acabam não enxugando bem determinados pontos do corpo após o banho, como os pés e a virilha. Associar umidade e calor é o mesmo que abrir a porta para as micoses. Além de passar a toalha em todos os locais, uma dica é contar com a ajuda do secador de cabelos, principalmente entre os dedos dos pés. "Mas não aproxime muito o aparelho do corpo para evitar queimaduras", lembra a médica Daniela.

9 - Hidratação
Pele lisinha é o que muitas mulheres buscam, mas nem sempre se dispõem a dar o primeiro passo: a hidratação diária. E não só para garantir a beleza. "Além do ressecamento, pode ficar propensa a desenvolver alergias", esclarece a professora de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC. O ideal é passar o creme hidratante após o banho. Engana-se quem pensa que as pessoas com pele oleosa podem deixar o hábito de lado. "Normalmente, não têm todo o corpo oleoso. Joelhos, pernas, braços, mãos, pescoço e pálpebras tendem a ficar ressecadas. Há também hidratantes específicos para as áreas mais oleosas", declara a médica Daniela.

10 - Esfoliação
Enquanto algumas pecam com a ausência de cuidados com o corpo, outras erram com o excesso. Não abuse da esfoliação. Fazê-la diariamente não aumenta o seu benefício. Muito pelo contrário. "Tira muito do manto lipídico da pele, que protege das infecções", conta a professora Daniela. Também não é para deixar a técnica de lado, porque elimina as células mortas. Uma vez por semana é o ideal